top of page

A dimensão social das políticas públicas nas cidades - Perspectivas da agenda 2030 sob as lentes da comunicação humanitária e de paz.

15/4 – Quinta-feira, das 17h30 às 21h

Introdução à comunicação humanitária e de paz – Profa. Dra. Cilene Victor

Introdução à semiótica humanitária – Prof. Dr. Roberto Chiachiri

Alteridade e a ética humanitária na política – Prof. Louis Ndomo

16/04 – Sexta-feira, das 18h às 22h10

Políticas públicas municipais e Agenda 2030 – Prof. Dr. Petrônio Pereira de Souza

Desinformação ou Fake News: ruídos na comunicação pública – Profa. Ma. Edna

22/04 – Quinta-feira, das 18h às 22h10

Mídia e representação social – Prof. Me. Wagner Ribeiro

A representação social da mulher – Profa. Ma. Marília

17/4 – Sábado, das 10h às 15h

Humanitarismo, representações e percepção da realidade - Profa. Ma. Lilian Sanches​

Comunicação e políticas públicas migratórias – Prof. Rodrigo Borges

Comunicação, cotidiano e meio ambiente – Prof. Matheus Macedo

23/04 – Sexta-feira, das 18h às 20h

Da comunicação às políticas públicas inclusivas e a pessoa com deficiência – Profa. Renata Juliotti

O papel da comunicação das instituições humanitárias – Profa. Kamila Lovizon

As políticas públicas pensadas por homens e mulheres do Legislativo e do Executivo municipal são, sem dúvida, as que mais vislumbram o diálogo direto com a população, tentando observar as necessidades e anseios da coletividade. 
Em sua essência, as políticas públicas locais visam garantir a melhoria da qualidade de vida dos habitantes das cidades. Norteadas pelos preceitos da justiça social, da igualdade, e comprometidas com a garantia do princípio da dignidade da pessoa humana, as políticas públicas municipais representam a melhor acepção de política, sobretudo pela sua aproximação com a realidade cotidiana. 
Se a vida acontece nas cidades, é também nas cidades que os conflitos, construtivos e não-construtivos, emergem, demandando dos atores sociais locais, os multiplicadores em especial, um papel social ao longo do ciclo de vida das tensões que fazem parte da paisagem das cidades brasileiras. 
Nesse contexto, a comunicação humanitária e de paz exerce importante papel não apenas na aproximação e no diálogo entre esses diversos atores, mas sobretudo na prevenção dos conflitos não construtivos, aqueles que promovem a sub-representação da sociedade, das minorias, da política e da democracia e, por sua vez, retardam a concepção de políticas públicas humanitárias que garantam a qualidade de vida nos municípios brasileiros. 
Atentos a essa realidade, a Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, por meio do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions, com apoio da Cátedra UNESCO-UMESP para o Desenvolvimento Regiona e a FOGGS – Foundation for Global Governance and Sustainability, firmam parceria para a realização do curso de extensão “A dimensão social das políticas públicas nas cidades – perspectivas da Agenda 2030 sob as lentes da comunicação humanitária e de paz”.  
Alinhado aos preceitos, possibilidades e desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o curso visa promover a reflexão e o debate crítico sobre o papel da comunicação na promoção do diálogo entre os principais atores sociais, no contexto das políticas públicas municipais, e apresentar e propor caminhos e recursos práticos da comunicação humanitária e de paz para o fortalecimento da comunicação pública da política no âmbito municipal.

bottom of page